Cursos de Ensino Artístico Especializado

Ensino Secundário – 10º, 11º e 12º

Este estabelecimento é apoiado pelo Ministério da Educação – CONTRATO DE PATROCÍNIO

O Cursos Artísticos Especializados são um percurso de nível secundário, com a duração de três anos letivos.

Para quem

Estes cursos podem ser o percurso mais indicado para ti se:
– concluíste o 3º ciclo do ensino básico ou formação equivalente;
– procuras um ensino onde possas desenvolver as tuas aptidões ou talentos artísticos;
– pretendes uma formação de excelência que te permita vir a exercer uma profissão num ramo artístico;
– ambicionas uma formação de nível superior nos domínios das Artes Visuais ou Audiovisuais.

Qual o objetivo

Os Cursos Artísticos Especializados nos domínios das Artes Visuais e Audiovisuais visam:
– proporcionar-te uma cultura visual e estética que te permita desenvolver capacidades de expressão e comunicação, dotando-te de competências técnico-artísticas inerentes à área de cada curso;
– dotar-te de competências para o exercício de uma profissão nestes domínios;
– preparar-te para acederes a formações de nível superior, se for esse o teu desejo.

O que são

Os cursos de ensino artístico especializado, no Instituto das Artes e da Imagem são:
– Curso de Conservação e Restauro do Património;
– Curso de Desenho de Arquitectura;
– Curso de Imagem Interativa.

Os planos de estudos destes cursos estruturam-se em três componentes de formação – geral, científica e técnica-artística -, integrando ainda Formação em Contexto de Trabalho (FCT) no 12.º ano.

Qual a certificação

A conclusão de um curso do ensino artístico especializado no domínio das Artes Visuais e dos Audiovisuais confere-te:
– um diploma de conclusão do nível secundário de educação;
– um certificado de qualificação de nível 4.

A conclusão de um curso de ensino artístico especializado, nos domínios das Artes Visuais e dos Audiovisuais, implica que obtenhas aprovação em todas as disciplinas do plano de estudos do respetivo curso, e ainda aprovação na FCT e na PAA.

Para a certificação da conclusão de um curso secundário de Artes Visuais e Audiovisuais, não é considerada a realização de exames finais nacionais.

Prosseguimento de estudos

A certificação obtida com a conclusão de um destes cursos permite-te o acesso ao ensino superior (universitário ou politécnico), desde que cumpras os requisitos relativos à avaliação sumativa externa, nos termos da Portaria n.º 243-A/2012, de 13 de agosto, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 59-A/2014, de 7 de março, e demais requisitos legais de acesso.

A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) realiza-se preferencialmente em posto de trabalho, ateliers, empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências, de trabalhos pontuais ou sob a forma de estágio. A FCT pode ainda assumir a forma de simulação de um conjunto de atividades profissionais relevantes para o perfil de saída do curso, a desenvolver em condições similares às do contexto real de trabalho, integrada na disciplina de Projecto e Tecnologias.
No 12º ano, és obrigado a realizar uma prova de aptidão artística. Esta prova consiste na defesa, perante um júri, de um projeto, sob a forma de um produto que demonstra os saberes e as competências técnico-artísticas que foste adquirindo ao longo da tua formação. Este produto será acompanhado por um relatório final que deverá conter, entre outros aspetos, uma análise critica da execução do projeto (principais dificuldades e obstáculos encontrados e formas de os superar).

Domínios

Multimédia, Imagem, Arquitetura, Restauro, CAD, 3D

Imagem Interativa

Formar profissionais que, integrados numa equipa, desenvolvam soluções de informação e de comunicação, recorrendo às tecnologias informáticas, nomeadamente à utilização de ferramentas de autor multimédia e intervindo especificamente na produção de conteúdos interativos (curtas-metragens, cinema de animação, apresentações interativas, páginas web e quiosques interativos).

Plano de Estudos

Desenho de Arquitetura

Formar profissionais que, integrados numa equipa, executem graficamente a representação de projetos, utilizando as ferramentas informáticas do desenho assitido por computador em 2D e 3D, imagem digital e apresentação interativa de projectos.

Plano de Estudos

Conservação e Restauro

Formar profissionais que, integrados numa equipa, executem trabalhos de conservação e restauro nas áreas de madeira, materiais pétreos, metais, cerâmica, têxteis e pintura, assegurando o uso adequado de metodologias e processos de conservação e restauro.

Plano de Estudos

Estás interessado?

Candidatura
Share This