Conservação e Restauro

Formar profissionais que, integrados numa equipa, executem trabalhos de conservação e restauro nas áreas de madeira, materiais pétreos, metais, cerâmica, têxteis e pintura, assegurando o uso adequado de metodologias e processos de conservação e restauro.

Disciplinas da Componente Geral

  • Português
  • Língua Estrangeira I, II, III
  • Filosofia
  • Educação Física

Disciplinas da Componente Científica

  • História da Cultura e das Artes
  • Geometria Descritiva B

Disciplinas da Componente Técnica Artística

  • Desenho B
  • Oficina de Conservação e Restauro
  • Física e Química Aplicadas (oferta de escola)

O plano de estudos apresenta, para referência e para efeito exemplificativo, a carga horária semanal organizada em períodos de 45 minutos, assumindo a sua distribuição semanal e por anos de escolaridade um caráter indicativo:

Componentes de Formação Disciplinas Carga Horária Semanal (a)
10º ano 11º ano 12º ano
Geral Português
Língua Estrangeira I, II ou III (b)
Filosofia
Educação Física
4
4
4
4
4
4
4
4
5


4
Científica História da Cultura e das Artes
Geometria Descritiva B
4
4
4
4
4
Subtotal 20 24 17
Técnica-Artística Desenho B
Oficina de Conservação e Restauro (c)
Oferta de Escola – Física e Química Aplicadas
4
10
4
10
4
4
18
4
Sub-total 14 18 26
Total 34 42 43

a) Carga letiva em minutos, referente a tempo útil de aula, ficando ao critério de cada escola a distribuição dos tempos pelas diferentes disciplinas, dentro dos limites estabelecidos – mínimo por disciplina e total por ano.
b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com a aceitação expressa do acréscimo da carga horária.
c) Integra, no 12º ano, formação em contexto de trabalho.

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