222 000 757 (chamada p/ rede fixa nacional) geral@iai.pt

ERASMUS+

O Programa Erasmus+ destina-se a apoiar atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.

Ação 1: A mobilidade individual para fins de aprendizagem

A mobilidade individual para fins de aprendizagem permite aos participantes viajar para outro país da União Europeia a fim de estudar, trabalhar, ensinar, fazer formação e desenvolver competências profissionais. Para além de melhorarem a sua empregabilidade, os participantes poderão também adquirir uma nova consciência cultural.

Apresentação de Projetos, Inscrições e Seleção

2022/2023

O Projeto European Skills 2 – 2020-1-PT01-KA102-078239 insere-se nas ações KA1 – Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem e tem como finalidade  permitir aos participantes viajar para Itália ou Malta, a fim de realizar um estágio, com a duração de dois meses, em empresas afins à área de formação do curso que frequentam no IAI e, dessa forma possam:

  • Contactar com o mercado de trabalho e melhorar as oportunidades de empregabilidade;
  • Melhorar as competências técnicas e práticas das áreas afins do curso frequentado no IAI; 
  • Tornar compreensível a importância e a dinâmica do conceito de ‘saber-fazer’ e dos sistemas de inovação digital;
  • Reforçar a formação prática dos perfis profissionais;
  • Potenciar o conhecimento do mercado de trabalho, designadamente no contexto europeu.

Paralelamente ao estágio pretende-se que os alunos participantes tenham a possibilidade de:

  • Conhecer a realidade cultural, artística e história dos países de destino, alargando assim os seus horizontes e conhecimentos; 
  • Aprimorar a formação transversal ao nível dos valores, da cidadania e da interação e cooperação humana e social;
  • Reforçar as competências linguísticas e comunicacionais;
  • Aprender a gerir situações quotidianas e, por essa via, se tornem mais autónomos, responsáveis e cooperativos.

PARTICIPANTES

Euro.Skills 2 dirige-se a 20 participantes do ensino secundário.

SELEÇÃO

  • Os alunos preenchem o questionário disponibilizado online, manifestando o seu interesse. Clique aqui: https://forms.gle/GNGqnAVVZLaHvmYL9 ;
  • Os alunos e respectivos encarregados de educação participam nas sessões informativas;
  • Analisadas as manifestações de interesse  e inscrições é efetuada a análise, tendo por base os critérios de seleção, de cada um dos candidatos a fim de publicar a lista de selecionados. 

Para informações complementares consultar o Regulamento de Projetos Erasmus.

    Documentos de Apoio

      Avaliação de Resultados

      A implementação de um Projeto Erasmus+ impõe a adoção de práticas, estratégias e instrumentos de avaliação sistemáticos e sistematizados, que permitam regular o processo em diferentes fases de desenvolvimento e, concomitantemente, permitam recolher dados que potenciam a resolução de situações, a gestão de constrangimentos, a identificação de boas práticas e/ou a melhoria de procedimentos. Atuamos, portanto, neste domínio, no pressuposto da  avaliação – ação.

      Importa por isso, enquadrar que o desenvolvimento destas práticas de avaliação inserem-se nos pressupostos EQAVET (integrados no projeto educativo do IAI) em que se procura salientar o papel de uma cultura da melhoria da qualidade e da responsabilidade. 

      Em seguimento na tipologia de instrumentos de avaliação são implementados e/ou realizados: questionários, relatórios de acompanhamento, reuniões, relatórios de estágio, que assumem um cariz mais formal; e, os que assumem especial enfoque, na promoção de reflexões qualitativas e, na partilha experiências. Nesse domínio, destacamos o Diário de Viagem e a compilação, selecionada, de fotografias dos alunos. 

        Documentos - Avaliação de Resultados

        Partilhas Erasmus+ 2023

          Diário de Viagem (em atualização)
          Registos Fotográficos (em atualização)
          Registos Videográficos (em atualização)

          Notícias Erasmus+ 2023

          Sessão de Partilha com Ex-alunos de Erasmus

          No âmbito da implementação do  Projeto de Mobilidade Erasmus+ European Skills 2, realizou-se no dia 16.11.22, uma sessão  de partilha com ex-alunos que, durante o seu percurso no IAI, tiveram a oportunidade de participar numa experiência de mobilidade Erasmus +. Tratou-se de uma iniciativa muito enriquecedora,  sobretudo pelo teor descritivo  e emotivo das comunicações que cada aluno realizou, assim como pela recuperação de memórias, que fizeram questão de partilhar.

          Sessão de Apresentação do Erasmus+ 2023

          No dia 05.12.22 realizou-se uma sessão de informação sobre o Programa Erasmus +, dirigida aos alunos que manifestaram interesse em participar na experiência e, respetivos encarregados de educação. Perspetiva-se que, no seguimento desta sessão os alunos e respetivos encarregados de educação obtenham  as informações necessárias, compreendam as exigências do Programa, mas também as suas múltiplas virtualidades.

          Reuniões de Trabalho sobre o Programa de Mobilidade Erasmus+

          Nos dias 10.02.23 e 16.02.23, foram realizadas duas importantes reuniões de trabalho  sobre o Programa de Mobilidade Erasmus+, dirigida aos alunos selecionados para integrarem o projeto. 

          A particular relevância deveu-se ao facto de se ter iniciado de uma forma mais dirigida o enquadramento dos alunos nas entidades de estágio. 

          No seguimento dos trabalhos os alunos tiveram de criar um pequeno vídeo de apresentação que será enviado às entidades de estágio.

           

          Festa da Primavera com os Alunos de Erasmus+

          No dia 31.03 os alunos que participaram no Programa de Mobilidade Erasmus+ em Itália e Malta participaram online na imperdível Festa da Primavera do IAI 2023. Esta participação simbólica e inesperada serviu também o propósito de  permitir que os alunos partilhassem a sua experiência junto dos demais alunos do IAI, assim como dos familiares presentes na festa.

          Share This