No âmbito do Programa de aprendizagem Erasmus + fornecido por um especialista convidado, KA1 desenvolvemos a nossa primeira Residência Artística que contou com o Artista Plástico e Fotógrafo Jorge Alonso Molina (Astúrias) intitulada por Prisioneiros de Beethoven: como ser criativo? Ao longo desta jornada foram dinamizadas ações de formação junto do corpo docente, desenvolvidas oficinas artísticas com os alunos, dinamizados momentos de reflexão, partilha e análise, nomeadamente a partir de painéis abertos e desenvolvidos trabalhos artísticos que deram origem a um livro e mural.
O tempo fluiu de forma harmoniosa e construtiva; as práticas foram surgindo dos conhecimentos que se foram adquirindo e consolidando por meio de livros, música e materiais artísticos.
No caminho percorrido para respondermos à pergunta de partida: Como ser criativo? Fomo-nos guiando pelas obras de Kandinsky a Beethoven e confrontamo-nos com o potencial do espírito na arte e da mobilização de todos os sentidos.
As reflexões e partilhas artísticas foram sendo alicerçadas, também, com aprendizagens técnicas a partir da exploração da imagem, luz, cor e da fotografia.
Foi uma importante experiência que em muito contribuiu para alicerçar a missão, filosofia e identidade do IAI. Estamos gratos Jorge Alonso Molina.
