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UNESCO Associated Schools Network

IAI – Membro oficial da Rede de Escolas Associadas da UNESCO

 

A Comissão Nacional UNESCO – Portugal aprovou em dezembro de 2024 a candidatura do IAI à Rede de Escolas Associadas da UNESCO (Programa Associated Schools Project Network), a qual integrou, recentemente, fazendo parte do conjunto de estabelecimentos de ensino, num total de 169 escolas do nosso país.

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO foi criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 11.500 estabelecimentos de ensino espalhados em 182 Estados, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO.

Este reconhecimento ganha particular ênfase na medida em que é retomada a ligação com a UNESCO, que já acompanha desde a fundação do IAI; vinculando os princípios humanísticos que reforçam o nosso Projeto Educativo; encerrando a responsabilidade e compromisso de, na sua intervenção, o IAI reforçar os pilares de uma educação holística e de qualidade, assente na paz, na tolerância, na dignidade humana, na justiça, no diálogo intercultural e no desenvolvimento sustentável.

O trabalho de uma Escola Associada da UNESCO

Uma Escola Associada da UNESCO pratica um ensino intercultural e deve ser democrática e participativa nas suas estruturas e métodos. Deverá igualmente adotar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético. Cabe a cada escola desenvolver o seu conceito de participação na Rede, partindo das atividades promovidas ao longo de cada ano letivo e da participação em projetos, concursos e campanhas propostos pela CNU.

Os quatro (4) pilares do conhecimento:

“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se à volta de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”

In Educação – Um Tesouro a Descobrir, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI

Dias Internacionais

As Nações Unidas elegem dias específicos para marcar acontecimentos ou assuntos relevantes com o objetivo de promover, através da consciencialização e da ação, os objetivos da Organização. Geralmente, são um ou mais Estados membros que propõem estas comemorações e a Assembleia Geral estabelece-as através de uma resolução. Ocasionalmente, estas datas são declaradas pelas agências especializadas das Nações Unidas, quando se referem a questões que se enquadram no âmbito das suas competências. Algumas datas podem ser posteriormente adotadas pela Assembleia Geral.

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