No dia 05 de junho, pelas 14h30, os alunos do 10.º ano dos cursos de Imagem Interativa e de Desenho de Arquitetura realizaram uma visita de estudo ao Museu do Holocausto do Porto e à Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, situados na zona do Campo Alegre.
Esta experiência teve como principal objetivo proporcionar uma reflexão crítica sobre os direitos humanos, a intolerância e as consequências da discriminação, promovendo uma abordagem transversal entre a história, a arte, a comunicação visual e a arquitetura.
No Museu do Holocausto, os alunos percorreram exposições com objetos, documentos, testemunhos e imagens que evocam a memória das vítimas do regime nazi, tendo ainda oportunidade de visitar a reprodução simbólica de um dormitório de campo de concentração. A visita guiada incentivou o diálogo e o pensamento crítico sobre o papel da memória na construção de uma sociedade mais justa. A visita à Sinagoga permitiu aos alunos conhecer o espaço de culto judaico, o seu simbolismo arquitetónico e o papel da comunidade judaica na história da cidade do Porto.
