Os alunos do 11.º ano participaram recentemente num concurso literário e ilustrativo, no âmbito da disciplina de Português, desafiando a imaginação e a sensibilidade artística de cada turma.
A partir de uma só palavra escolhida e votada em turma (11.º CP: “Ilusão”, 11.º I: “Degrau e 11.º A: “Eterno”, os alunos receberam apenas uma folha branca (com a dimensão de 16 cm por 82 cm) e criaram um texto breve e ilustrado que exprimisse emoções, memórias e reflexões: Com grande adesão e criatividade, os trabalhos foram posteriormente expostos, permitindo que toda a comunidade escolar votasse nos seus favoritos. Após a contagem dos votos, os vencedores por turma foram: Simmon, do 11.º CP, Mateus, do 11.º I e Lia Bastos, do 11.º A
Após esta seleção, houve a votação final e com grande destaque, a aluna Lia Bastos foi a mais votada pelos alunos da escola, tornando-se a vencedora geral do concurso na categoria de escolha do público.
Paralelamente, os professores reuniram-se para também atribuírem o seu reconhecimento, premiando o trabalho de Mateus Salaberth, do 11.º I, como o mais expressivo na vertente literária e estética. O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à aluna Maria Lakno, do 11.º CP, pela poeticidade e concepção visual do seu trabalho a partir da palavra “Ilusão”.
Este projeto criativo demonstrou o poder da escrita e da ilustração enquanto formas de expressão pessoal e poética. Parabéns a todos os participantes!
