Instituto das Artes e da Imagem

O Instituto das Artes e da Imagem, criado em 1994, é o resultado de uma eficaz e sólida experiência profissional dos seus fundadores que, procurando a excelência, preconizam, mais do que o ensino das Artes, o ensino pela Arte, promovendo um modelo educativo integrado nos princípios do saber-pensar, saber-fazer e saber-ser que, tentando responder às necessidades resultantes da realidade social, contribui para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos, solidários e valorizando a dimensão humana.

A autorização definitiva de funcionamento concedida pelo Ministério da Educação, e a homologação dos cursos, aprovada pela portaria nº199/96, proporcionaram que, a partir do ano letivo 1995/1996, se iniciassem os cursos de Conservação e Restauro, Design de Equipamentos e Produtos e, posteriormente, os cursos de Desenhador de Arquitetura e Imagem Interativa.

No ano letivo de 2004/2005 com o inicio da concretização da reforma educativa do ensino secundário são aprovados novos planos de estudo dos cursos artísticos especializados de Conservação e Restauro do Património, Desenho de Arquitetura e Imagem Interativa (portaria 836/04, revogada pela portaria 42/14).

Estes cursos conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário, possibilitando a candidatura ao Ensino Superior e também Certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

 

O Instituto é o único estabelecimento de Ensino Artístico Especializado no domínio das Artes Visuais pertencente à rede de Escolas Secundárias do Ensino Público Privado. Em conjunto com as duas Escolas Públicas Estatais (uma no Porto e outra em Lisboa) constituem toda a oferta formativa nacional.

Mudou no dia 3 de janeiro de 2011, para as novas instalações, na Travessa General Torres, 20, em Vila Nova de Gaia.

No edifício estão instaladas várias salas de aulas teóricas, uma oficina de restauro, um laboratório de fotografia, um estúdio de fotografia, uma sala de vídeo, uma sala de multimédia, um laboratório de química, uma biblioteca, uma sala de estudo com acesso à Internet de banda larga, um auditório, uma sala de convívio, uma secretaria, uma sala de projeção multimédia e diversos gabinetes.

Share This