No dia 19 de setembro, o IAI celebrou o seu 30º aniversário com uma série de atividades especiais voltadas para a comunidade escolar. Assinalou neste dia não só uma importante data de um projeto vocacionado para o ensino da arte e pela arte, como também inaugurou um programa que se estenderá ao longo do ano letivo.
A comemoração integrou a tradicional entrega de prémios e diplomas de mérito, assim como a entrega dos diplomas aos alunos finalistas 2023.2024; a exibição de um vídeo retrospectivo dos 30 anos de existência e uma performance intitulada Ponto em Fuga Menor, trabalho realizado no âmbito da disciplina de Expressão Corporal e Movimento e subordinado ao tema definido para as comemorações dos 30 anos – a Bauhaus.
A cerimónia contou com a presença de alunos, professores, membros do conselho consultivo e, destaca-se, da Artista Joana Seixas, ex-aluna do IAI, que partilhou um pouco da sua experiência e percurso académico (desde o IAI) e profissional, tendo sido por isso, um importante testemunho do compromisso e projeto educativo do IAI.
A Artista Joana Seixas acedeu ao convite que lhe lançamos de realizar uma Serigrafia que assinalasse o 30º aniversário do IAI, tendo-nos congratulado com uma obra que foi apresentada neste dia, que se encontra exposta nas instalações do IAI e que será divulgada e disseminada junto dos nossos parceiros. Constitui por isso, para além do valor de uma obra de arte, um valor simbólico, afetivo e emocional. Obrigada, @byjoseixas .
Com os olhos postos no futuro, o IAI é uma escola sempre em construção! Obrigada a todos os que ajudaram e ajudam a construir este projeto e, a todos os que nos escolhem para fazer uma viagem de aprendizagens e experiências do ensino da arte e pela arte. Estamos todos de Parabéns por estes 30 anos.