No âmbito do programa comemorativo dos 30 anos do IAI, no dia 7 de novembro, tivemos a iniciativa “À conversa com o Escultor Rui Chafes” que nos presenteou com a partilha do seu do pensamento sobre a arte em geral e a escultura em particular. No deambular pelas suas obras, com palavras serenas e profundas, procurou fazer-nos sentir o sentido impregnado em cada caminhada que percorre no processo de construção escultórico. Foi de facto um momento que marcou e marcará para sempre a história do IAI.
Esta conversa foi enriquecida pelo trabalho empenhado de alunos e professores que, antecipadamente, estudam e preparam intervenções tendo por referência a obra do Escultor Rui Chafes. Contamos com poemas criados pelos alunos, na disciplina de português, a partir de títulos de esculturas; exibimos adereços de moda criados pelos alunos do curso de Design de Equipamento tendo igualmente por referência a obra do Escultor, assim como a utilização do metal e da cor preta; exibimos uma exposição de painéis com referência à obra do Escultor.
Foi um momento muito enriquecedor, não só pelo aprofundamento que podemos fazer sobre a sua obra, mas sobretudo pela sabedoria emocionante com que nos contagiou.
Toda a Comunidade Educativa do IAI agradece a generosa partilha do Escultor Rui Chafes.