No passado dia 11 de Março de 2017, os alunos do 10º, 11º e 12º, do Instituto das Artes e da Imagem, do Curso de Imagem Interativa, tiveram a oportunidade de fazer uma visita à Irmandade dos Clérigos, no Porto, tendo esta iniciado às 10:30h. Nesta visita, os alunos começaram por explorar a Torre dos Clérigos, onde subiram mais de 225 degraus, podendo, no final, aproveitar uma vista deslumbrante, a mais de 75m de altura sobre a cidade do Porto. Em 1753, Nicolau Nasoni apresentava um projeto para uma torre sineira a pedido da Irmandade dos Clérigos, no ano seguinte, arrancariam as obras daquela que se tornaria a mais esperada e bela Torre do Porto. Após 10 anos da sua evolução, em 1763, foi colocada a cruz de ferro no topo, e a imagem de São Paulo no nicho sobre a porta, oficializando assim a sua construção.

Todas as suas características interiores e exteriores, que a definem, são os motivos que a tornam o ex-libris da cidade. De seguida, com direito a visita guiada, os alunos percorreram o Museu no interior da Casa da Irmandade, onde proporcionam espaços, como a Casa do Despacho, a Sala do Cofre, o Cartório e a antiga enfermaria que, em tempos, foram privados e/ou destinados ao quotidiano da Irmandade dos Clérigos, finalizando a visita na Igreja.

Todos os alunos agradeceram o convite e a presença da professora Susana Pinto como também a simpatia e disponibilidade da guia Andreia, uma vez que a visita foi interessante, tendo havido a oportunidade de disfrutar de uma vista deslumbrante e única.

Share This