Na sexta-feira, dia 21 de Abril de 2017, alunos do Instituto das Artes e da Imagem visitaram a antiga Cadeia da Relação e atual Centro Português de Fotografia (CPF). Após uma visita guiada pelos vários andares da Cadeia, os alunos tiveram ainda a oportunidade de explorá-la livremente e apreciar a atual exposição.
A Cadeia é composta por três andares de crescente comodidade. No primeiro andar encontravam-se as enxovias: celas de grande tamanho e com péssimas condições para o alto número de prisioneiros. O segundo andar era composto pelos salões: celas de menor ocupação, que ofereciam um maior conforto para os prisioneiros, comparativamente com as do 1º andar. Por fim, no terceiro andar estavam os quartos, as celas de maior conforto. Estas celas eram feitas para uma pessoa e permitiam um grande nível de luxo e liberdade. Camilo Castelo Branco ocupou um destes quartos.
No momento da visita, estava ainda exposto “A Fotografia na Era do Preto e Branco”, exposição que retratava programas entre 1957 e 1980 –
Repórter Mayon Paraíso

Share This