ERASMUS+ 2025
O Programa Erasmus+ destina-se a apoiar atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.
Ação 1: A mobilidade individual para fins de aprendizagem
A mobilidade individual para fins de aprendizagem permite aos participantes viajar para outro país da União Europeia a fim de estudar, trabalhar, ensinar, fazer formação e desenvolver competências profissionais. Para além de melhorarem a sua empregabilidade, os participantes poderão também adquirir uma nova consciência cultural.
Apresentação de Projetos, Inscrições e Seleção
2025/2026
O Projeto European Skills 2025-1-PT01-KA121-VET-
- Contactar com o mercado de trabalho e melhorar as oportunidades de empregabilidade;
- Melhorar as competências técnicas e práticas das áreas afins do curso frequentado no IAI;
- Tornar compreensível a importância e a dinâmica do conceito de ‘saber-fazer’ e dos sistemas de inovação digital;
- Reforçar a formação prática dos perfis profissionais;
- Potenciar o conhecimento do mercado de trabalho, designadamente no contexto europeu.
Paralelamente ao estágio pretende-se que os alunos participantes tenham a possibilidade de:
- Conhecer a realidade cultural, artística e história dos países de destino, alargando assim os seus horizontes e conhecimentos;
- Aprimorar a formação transversal ao nível dos valores, da cidadania e da interação e cooperação humana e social;
- Reforçar as competências linguísticas e comunicacionais;
- Aprender a gerir situações quotidianas e, por essa via, se tornem mais autónomos, responsáveis e cooperativos.
PARTICIPANTES
Euro.Skills 2 dirige-se a participantes do ensino secundário.
SELEÇÃO
- Os alunos preenchem o questionário disponibilizado online, manifestando o seu interesse. Clique aqui: disponível em breve ;
- Os alunos e respectivos encarregados de educação participam nas sessões informativas;
- Analisadas as manifestações de interesse e inscrições é efetuada a análise, tendo por base os critérios de seleção, de cada um dos candidatos a fim de publicar a lista de selecionados.
Para informações complementares consultar o Regulamento de Projetos Erasmus.
Documentos de Apoio
Avaliação de Resultados
A implementação de um Projeto Erasmus+ impõe a adoção de práticas, estratégias e instrumentos de avaliação sistemáticos e sistematizados, que permitam regular o processo em diferentes fases de desenvolvimento e, concomitantemente, permitam recolher dados que potenciam a resolução de situações, a gestão de constrangimentos, a identificação de boas práticas e/ou a melhoria de procedimentos. Atuamos, portanto, neste domínio, no pressuposto da avaliação – ação.
Importa por isso, enquadrar que o desenvolvimento destas práticas de avaliação inserem-se nos pressupostos EQAVET (integrados no projeto educativo do IAI) em que se procura salientar o papel de uma cultura da melhoria da qualidade e da responsabilidade.
Em seguimento na tipologia de instrumentos de avaliação são implementados e/ou realizados: questionários, relatórios de acompanhamento, reuniões, relatórios de estágio, que assumem um cariz mais formal; e, os que assumem especial enfoque, na promoção de reflexões qualitativas e, na partilha experiências. Nesse domínio, destacamos o Diário de Viagem e a compilação, selecionada, de fotografias dos alunos.
Documentos - Avaliação de Resultados
- Fase de Planeamento (disponível em breve)
- Avaliação de Seguimento – Mobilidades do País – 2ª Fase (disponível em breve)
- Avaliação Final – Mobilidades do País (disponível em breve)
- Avaliação das Entidades de Estágio – Mobilidades do País (disponível em breve)
Partilhas Erasmus+ 2025
Diário de Viagem
Em atalização.
Testemunhos da Experiência
Em atalização.


